segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Turma do Cravo - Recado aos pais

Chegamos ao final da quarta etapa de 2009!
"Aagradeço a Deus pelos desafios enfrentados...
e muitos deles, vencidos...
Agradeço aos pais e alunos,
Pelos encontros diários...
Pelo amor renovado todos os dias...
Pela esperança...
Pela alegria de ver os resultados obtidos...
Pelo prazer de descobrir e aprender...
Pelo crescer, evoluir e o renovar a cada dia...
Pelos objetivos alcançados”...
Obrigada! Meu Deus pelo carinho, dedicação e envolvimento das famílias nos projetos. Sem apoio das famílias não seria possível realizá-los
Obrigada meu Deus por esta Turma Maravilhosa!
Amém!

“Escola e família são parceiras na educação de jovens e crianças”.

Seiscentos e sessenta e seis

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...
Quando se vê, já é 6ª feira...Quando se vê, passaram 60 anos...
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
E se me dessem - um dia - uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.

Aos Senhores Pais ou responsáveis

"A escola é, e sempre foi, um local privilegiado para o trabalho educativo. Mas não podemos cair na simplicidade de achar que a escola, sozinha, possa, após certo tempo de trabalho, entregar nosso filho como um pacote pronto e preparado para conviver nesse mundo complexo".

O pai do bom estudante:


1)”Vê a escola como aliada e não como oponente. Na maioria absoluta das vezes, é favorável às decisões que a escola toma e as apóia, porque sabe que a elegeu com cuidado, após amplo estudo e avaliação quanto à sua competência; em suma, não critica sem ouvir a escola antes.
2) Não tem pena dos filhos quando eles têm tarefas, pesquisas ou estudos para fazer; sabe que estudar, assim como trabalhar, só faz bem a crianças e jovens.
3) Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.
4) Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as tarefas. Troca idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.
5) Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.
6) Supervisiona o trabalho e o estudo do filho, olha diariamente os cadernos de aula para acompanhar os conteúdos e orientá-lo nos deveres de casa; olha sempre a agenda, para estar a par, diariamente, das comunicações que a escola manda.
7) Providencia caso necessário (professor-explicador, dá ele próprio orientação, chama um parente para ajudar etc.) para que os filhos superem dificuldades que eventualmente surjam na vida dos estudantes, encarando-as com naturalidade, sem, no entanto, desistir, estigmatizar os filhos ou culpar de imediato os professores e a escola.
8) Demonstra que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites e conhece suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades. Incentiva os filhos com palavras e gestos de afeto, estímulo e compreensão, mesmo quando não tiram notas excelentes, pois percebe exatamente quando deram o máximo de si e quando não cumpriram a parte que lhes cabe; assim, não exigem mais do que eles podem dar, nem menos do que a capacidade deles permite.
9) Não facilita nem permite faltas, atrasos ou “enforcamento” de aulas ou dias letivos sem motivo absolutamente justo (casos de doenças, por exemplo).
10) Segue e faz os filhos seguirem o regulamento da escola, nunca estimulando ou desejando regras especiais para o seu filho, que reconhece como igual às demais crianças, com direitos e deveres: enfim, jamais dá a entender que pode, de alguma forma, “pressionar” a escola para que ela mude seus pressupostos e aja de acordo com o que considera ser de seu interesse pessoal”.

Pais dos alunos da turma do cravo. Em 2009 a Escola cumpriu da melhor forma possível o projeto pedagógico. Se vocês seguiram estes dez mandamentos Parabéns! Se alguns pais deixaram de seguir, ainda é tempo de repensá-los e colocá-los em prática para recuperar o tempo perdidos, seu ou sua filha está no início das etapas, pois depois será tarde demais.

A família exerce, e não pode eximir-se disso, um papel importante e fundamental nesse processo de formação. Afinal, quais as maiores heranças que podemos família e Escola, deixar para nossos filhos? Senão valores e conhecimentos".

Em 2010, espero que estejam prontos para mais uma jornada de conhecimento, alegria, dedicação e esforço!
Obrigada por tudo que realizamos em 2009!
Feliz férias! Dom descanso!


Um comentário:

Isabela disse...

Gislene...me desculpe...só hoje vi aqui esse seu recado para os pais...nós é que agradecemos por tudo o que vc fez, pela sua dedicação, esforço e competência...e por ter feito diferença na vida da nossa Rebece...que Deus continue te abençoando e te usando pra abençoar todas as crianças que passarem por vc...um abraço...e pelo visto a nova turminha já está demais, hein????