O objetivo da Ciranda Literária, é que cada criança leve para casa um caderno, um livro e com a ajuda da família registre dados sobre o autor, o livro e as partes mais interessantes, além de apresentar, fazendo o reconto da história em sala de aula usando o máximo de criatividade para valorizar a apresentação... Podendo ser através de ilustração, encenação, de acordo com a criatividade da criança e da família.
“A importância da literatura infantil nas séries iniciais. Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas, contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. No processo da aquisição da leitura e da escrita, a literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal, a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvem um mundo imaginário. Os livros de literatura devem estar sempre presentes na vida dessa criança. A boa literatura facilita o desenvolvimento da inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer. A literatura infantil pode, para muitos, parecer brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor nas séries iniciais”.
Maria Suely Pereira
No dia 16/08/2010 começamos a Ciranda Literária 2010. A primeira criança a apresentar foi Bruna. A turma teve muita sorte de Bruna ser a primeira, a iniciar o projeto. Sem ler durante o reconto, Bruna apresentou o livro com muita segurança e sorrindo. Parecia ser a autora da história.
Livro: O macaco vermelho
Autor: Mario Vale
Apresentadora: Bruna
“O macaco morava na floresta, mas o seu grande sonho era viver na cidade. Mas um balde de tinta o transforma num animal raro, e ele passa a ser, contra sua vontade, a atração principal de um circo”.
Apreciem as fotos.
Bruna não foi só criativa no reconto e nos cartões, foi "doce" como os pirulitos, que levou para seus colegas, para partilharem o entusiasmo desta contadora de história e agradar a turminha do Cravo.
Parabéns Bruna! Parabéns família pelo carinho, dedicação e envolvimento em mais um projeto.
Obrigada!
“Repórter por um dia”
Em o “repórter por um dia” no projeto Ciranda Literária, Felipe entrevistou Bruna. Foi uma excelente reportagem, parecia profissional!
Parabéns Felipe “repórter por um dia”! Parabéns família pelo carinho, dedicação e envolvimento em mais um projeto.
Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário