terça-feira, 24 de agosto de 2010

CIRANDA LITERÁRIA 2010

“Muito se fala do poder da literatura — e de como a escola é um lugar privilegiado para estimular o gosto pela leitura.
Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários”.

Na turma do Cravo, ouvir história é uma pratica pedagógica que acontece desde o primeiro dia de aula, todos os dias, e uma vez por semana um aluno conta sua história do final de semana com o ursinho “Carinhoso”. Observar as rimas (num poema ou numa música, parlenda...) também, são atividades diárias. E contato com livros de literatura infantil. Estas atividades são os primeiros passos para os alunos se tornarem leitores literários.
E desde o dia 23 de agosto temos uma vez por semana, o reconto de um dos alunos da Turminha. No dia 23/08/2010, tivemos mais um momento da Ciranda Literária 2010. A segunda criança a apresentar foi Felipe. A turma novamente foi privilegiada, sem ler e um ótimo tom de voz, Felipe apresentou o livro com muita segurança, espontaneidade e alegria . Parecia ser o autor da história.
Livro: O coelhinho desobediente
Autora: Therezinha Casasanta
Apresentador: Felipe
Mamãe coelha precisava fazer compras. Antes de sair de casa, disse para seu filho não abrir a porta para ninguém. Dona onça andava por perto querendo jantar um filhote. A onça pintada apareceu. O coelho abriu a porta, desobedeceu a mamãe e quase foi para a panela”.
Apreciem as fotos e o vídeo.
























Felipe não foi só criativo no momento do reconto, no cartaz, nos cartões e nos marcadores de livro que presenteou todos os colegas, foi doce como os pirulitos, que levou para seus colegas, para partilharem o entusiasmo deste contador de história e agradar a turminha do Cravo.
Parabéns Felipe! Parabéns família pelo carinho, dedicação e envolvimento em mais um projeto.
Obrigada!

“Repórter por um dia”

Em o “repórter por um dia” no projeto Ciranda Literária, Victor Rabelo entrevistou Felipe. Foi uma excelente reportagem!
















Parabéns “repórter por um dia”!
Obrigada!





Nenhum comentário: