quarta-feira, 15 de julho de 2009

Excursão - Parque Ecológico do Eldorado

Dia 15/07/2009 foi mais um dia especial para a turminha do Cravo e as outras turmas dos Primeiros Anos, fomos passear no Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo.
O parque está localizado no bairro Eldorado, na Rua das Paineiras, 1722, esquina com Norte e Sul. Próximo ao Big Shopping.
O Parque abriga nascentes de águas cristalinas e uma grande variedade de fauna, principalmente pássaros. Aberto de 8 às 18 horas, o parque possui pista de caminhada, quadra de vôlei e brinquedos para as crianças, entre outras atividades.
"Nosso objetivo tem como metas, garantir ao aluno, a oportunidade de associar o que aprendeu em sala de aula, a situações e cenários reais ao estudado, socialização e recreação. Tudo é feito com prazer e bem estar, estimulando a emoção e o interesse dos participantes".
Todas as excursões são preparadas por professores e supervisora.









Foi um passeio muito produtivo e tranquilo, tranquilidade esta, proporcionada pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Contagem, que nos conduziram com muita segurança e profissionalismo.
Agradecemos aos profissionais envolvidos na atividade.



















Foi um passeio muito proveitoso, como a escola está próxima ao parque fomos caminhando.





















No parque fomos recebidos pela funcionária Marillac que fez palestra sobre o meio ambiente, algumas doenças transmitidas por alguns animais...
Dengue
Doença causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Prevenção:
· Evite ter em casa recipientes que acumulem água sem necessidade, como latas, embalagens, pneus velhos, garrafas e pratinhos de plantas;
· Mantenha as caixas d’água bem vedadas, as calhas sempre limpas e o lixo sempre seco e tampado;· Toda vez que chover, seque a laje;
· Elimine os pratinhos de vasos de plantas;
Leishmaniose Visceral
É uma doença grave causada pelo parasita leishmania, encontrado no sangue de animais doentes, como o cão. Ela pode ser transmitida ao homem ou a outros cães pela picada do flebótomo, conhecido popularmente como mosquito palha, cangalhinha, etc.
Prevenção (o que você pode fazer):
• Evitar o acúmulo de folhas e lixo. Ambientes úmidos e ricos em matéria orgânica favorecem a proliferação do inseto;
• Permitir a coleta de sangue e o sacrifício dos cães, caso estejam com exame positivo. Permitir a borrifação de inseticida dentro e fora do domicílio para o combate ao inseto;
• Podar as árvores, deixando o quintal mais arejado e ensolarado.
Leptospirose
Uma doença provocada pela bactéria leptospira, eliminada na urina dos ratos. Animais como o porco, boi, cão, cavalo e outros animais domésticos, também podem transmitir a doença. A leptospirose é transmitida ao homem através do contato com água ou lama contaminados com a leptospira. A transmissão é facilitada por cortes ou arranhaduras na pele ou mucosas, ou ainda na pele íntegra exposta por muito tempo à água contaminada.
Prevenção:
A principal forma de evitar a leptospirose é combater os roedores, mantendo o ambiente sempre limpo;
• Proteger o lixo do ataque de animais e descartá-lo sempre nos dias e horários da coleta pública;
• Manter limpos quintal e terrenos baldios;
• Tapar buracos em paredes e muros;
• Guardar alimentos em vasilhas tampadas.
Escorpiões
São animais de hábitos noturnos que vivem em lugares escuros e úmidos, como frestas, fendas, atrás de móveis, calçados, roupas, panos, rede de esgoto, fossas, entulhos e outros locais.Para evitar sua propagação, é importante combater as baratas, seu alimento preferido. Esses animais não são agressivos e causam acidentes apenas quando tocados ou comprimidos contra o corpo.Medidas preventivas:
• Manter limpos quintais e jardins, não acumulando folhas secas, lixo e entulho;
• Remanejar periodicamente materiais de construção que estejam no chão;
• Usar telas nas aberturas de ralos;
• Verificar calçados e roupas antes de usá-los.
























Obrigada Marillac!

Lanche:



























Depois do lanche fizemos uma caminhada nas trilhas do parque. Apreciando as nascentes de águas cristalinas, a flora...







































Momentos de recreação:































Nenhum comentário: