”O folclore foi
um termo criado por estudiosos interessados em pesquisar e analisar as
manifestações culturais de origem popular. Cunhada especificamente no século
XIX, essa palavra advém da junção feita entre duas expressões da língua
inglesa: “folk”, que significa povo e “lore” que faz referência à ideia de
conhecimento. Desse modo, a designação mais ampla de folclore envolve tudo
aquilo que é tomado como sendo pertencente ao “conhecimento do povo”.
É importante notar
que o interesse pelo conhecimento do povo não tem a sua origem calcada na ação
de pessoas oriundas das próprias classes populares. A partir do século XVIII, o
grande volume de transformações ocasionadas pela Revolução Industrial motivou
uma volta à natureza, ao campo e, consequentemente, à população que pertencia a
esse espaço. Em linhas gerais, podemos ver que o nascimento do folclore se liga
a uma oposição ao processo de padronização advindo da sociedade industrial.
Com o passar do
tempo, a formulação dos estudos folclóricos determinou o desenvolvimento de
pesquisas relacionadas às crenças, cerimônias, costumes, jogos, festas, mitos e
provérbios ligados a uma produção anônima, tradicional e, ao mesmo tempo,
reconhecida por uma coletividade. Sem dúvida, não podemos deixar de salientar
que o gosto pelo folclore foi responsável por importantes ações que ampliaram
os estudos de natureza cultural em diversas partes do mundo.
Entretanto, ao
longo do tempo, vemos que a definição sobre aquilo que deveria ser considerado
folclórico se transformou bastante. Atualmente, o folclore não mais representa
um círculo fechado que privilegia as manifestações culturais provenientes das
camadas populares e afastadas da produção cultural urbana. Ao longo do século
XX, novos interessados pela temática cultural conseguiram apontar outras
importantes significações e usos para o folclore.
Atualmente, se
aceita a produção artística de autores específicos, não mais privilegiando
apenas a produção de natureza anônima. Ao mesmo tempo, a distinção entre
popular e erudito é quebrada em favor de uma produção folclórica oriunda da
leitura e a influência realizada por dados capturados da erudição. Mais do que
isso, o folclore hoje também abandona os sentidos estáticos que a tradição
antes conferia às suas manifestações, aceitando a mudança e a inovação como
situações de importante validade”.
Fonte Brasil Escola:
Tarde de cinema na escola: lendas e músicas.
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