segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

- Mensagem de Natal -

Na Turminha do Cravo tudo que fazemos, fazemos em grupo. No final da etapa, como sempre, tivemos momentos de muita alegria, principalmente nos dias em que fizemos a nossa árvore de Natal. E conversamos sobre os símbolos e o significado do Natal : amor, respeito, amizade, partilha, fé, felicidade, vida...
Apreciem as fotos:









-Mensagem de Natal e Ano Novo-

"Um momento doce e cheio de significado para as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo que a cerca.
É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações.
É sempre tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.
Noite cristã, onde a alegria invade nossos corações trazendo a paz e a harmonia.
O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.
Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.
Também é tempo de refazer planos, e caminhar para uma vida cada vez mais feliz.
Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes.
Que queremos viver cada dia, cada hora e cada minuto em sua plenitude, como se fosse o último.
Que queremos renovação e buscaremos os grandes milagres da vida a cada instante.
Todo Ano Novo é hora de renascer, de florescer, de viver de novo.
Aproveite este ano que está chegando para realizar todos os seus sonhos"!
Autor Desconhecido
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS!
Turminha do Cravo Amo Vocês! Vocês são lindos!
FÉRIAAAAAAAAAS! Dias bem merecidos! Depois de um ano de trabalho nada mais justo que descansar, brincar, sorrir... Aproveitar cada momento ao lado daqueles que amamos.
Foi maravilhoso estar com vocês neste ano.
Desejo a todos em 2010 mais etapa de conhecimento, alegria, dedicação, esforço, e principalmente AMOR e FELICIDADE.
Lembrando que no ano de 2010 tudo será diferente, nova série, nova turma, nova professora, prédio novo, novos colegas, novos conhecimentos...
SUCESSO!
Feliz 2010!
Com Carinho!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NOVIDADE

Olá Coleguinhas da Turminha do Cravo tenho uma grande novidade, "quentinha" fiquei sabendo ontém dia 14/12/2009, e gostaria de partilhar com vocês. Nossa coleguinha Maria Clara que está sempre abrilhantado nossa sala: nas apresentações, no capricho, no compromisso... Está de parabéns. Ela participou da Maratona Cultural da Fundação Fiat/2009 e ficou em Terceiro Lugar.


Acho importante frisar que além de ganhar de presente a oportunidade de participar de um concurso que envolve muitos participantes e conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente, ela foi muito além, ficou classificada em Terceiro Lugar e foi premiada.
Parabéns MARIA CLARA! Foi uma conquista brilhante. Você não brilha só na escola, você vai além, com o apoio de sua família, você faz a diferença.
Parabéns Adriana e José Luiz pela iniciativa, apoio e incentivo.
“ Afinal, qual a maior herança que a família pode deixar para seu filho? Senão valores e conhecimentos”.

Parabéns! Vocês cumprem muito bem o papel de família".

Histórico da Maratona Cultural.
“A Maratona Cultural é um programa educacional realizado pela Fundação Fiat, que incentiva o acompanhamento do desempenho escolar de estudantes do Ensino Fundamental, filhos de colaboradores de 11 empresas do Grupo Fiat. O programa foi criado em 2001 com o formato de um mini-vestibular, e ao longo dos anos, a Maratona Cultural cresceu e promoveu atividades didáticas para milhares de filhos de colaboradores do Grupo Fiat.
É uma iniciativa da Fundação Fiat que tem como objetivo incentivar a educação e contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos filhos de seus empregados, propondo atividades que envolvam o jovem estudante, a família e a escola”.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Turma do Cravo - Recado aos pais

Chegamos ao final da quarta etapa de 2009!
"Aagradeço a Deus pelos desafios enfrentados...
e muitos deles, vencidos...
Agradeço aos pais e alunos,
Pelos encontros diários...
Pelo amor renovado todos os dias...
Pela esperança...
Pela alegria de ver os resultados obtidos...
Pelo prazer de descobrir e aprender...
Pelo crescer, evoluir e o renovar a cada dia...
Pelos objetivos alcançados”...
Obrigada! Meu Deus pelo carinho, dedicação e envolvimento das famílias nos projetos. Sem apoio das famílias não seria possível realizá-los
Obrigada meu Deus por esta Turma Maravilhosa!
Amém!

“Escola e família são parceiras na educação de jovens e crianças”.

Seiscentos e sessenta e seis

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...
Quando se vê, já é 6ª feira...Quando se vê, passaram 60 anos...
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
E se me dessem - um dia - uma outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.

Aos Senhores Pais ou responsáveis

"A escola é, e sempre foi, um local privilegiado para o trabalho educativo. Mas não podemos cair na simplicidade de achar que a escola, sozinha, possa, após certo tempo de trabalho, entregar nosso filho como um pacote pronto e preparado para conviver nesse mundo complexo".

O pai do bom estudante:


1)”Vê a escola como aliada e não como oponente. Na maioria absoluta das vezes, é favorável às decisões que a escola toma e as apóia, porque sabe que a elegeu com cuidado, após amplo estudo e avaliação quanto à sua competência; em suma, não critica sem ouvir a escola antes.
2) Não tem pena dos filhos quando eles têm tarefas, pesquisas ou estudos para fazer; sabe que estudar, assim como trabalhar, só faz bem a crianças e jovens.
3) Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.
4) Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as tarefas. Troca idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.
5) Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.
6) Supervisiona o trabalho e o estudo do filho, olha diariamente os cadernos de aula para acompanhar os conteúdos e orientá-lo nos deveres de casa; olha sempre a agenda, para estar a par, diariamente, das comunicações que a escola manda.
7) Providencia caso necessário (professor-explicador, dá ele próprio orientação, chama um parente para ajudar etc.) para que os filhos superem dificuldades que eventualmente surjam na vida dos estudantes, encarando-as com naturalidade, sem, no entanto, desistir, estigmatizar os filhos ou culpar de imediato os professores e a escola.
8) Demonstra que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites e conhece suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades. Incentiva os filhos com palavras e gestos de afeto, estímulo e compreensão, mesmo quando não tiram notas excelentes, pois percebe exatamente quando deram o máximo de si e quando não cumpriram a parte que lhes cabe; assim, não exigem mais do que eles podem dar, nem menos do que a capacidade deles permite.
9) Não facilita nem permite faltas, atrasos ou “enforcamento” de aulas ou dias letivos sem motivo absolutamente justo (casos de doenças, por exemplo).
10) Segue e faz os filhos seguirem o regulamento da escola, nunca estimulando ou desejando regras especiais para o seu filho, que reconhece como igual às demais crianças, com direitos e deveres: enfim, jamais dá a entender que pode, de alguma forma, “pressionar” a escola para que ela mude seus pressupostos e aja de acordo com o que considera ser de seu interesse pessoal”.

Pais dos alunos da turma do cravo. Em 2009 a Escola cumpriu da melhor forma possível o projeto pedagógico. Se vocês seguiram estes dez mandamentos Parabéns! Se alguns pais deixaram de seguir, ainda é tempo de repensá-los e colocá-los em prática para recuperar o tempo perdidos, seu ou sua filha está no início das etapas, pois depois será tarde demais.

A família exerce, e não pode eximir-se disso, um papel importante e fundamental nesse processo de formação. Afinal, quais as maiores heranças que podemos família e Escola, deixar para nossos filhos? Senão valores e conhecimentos".

Em 2010, espero que estejam prontos para mais uma jornada de conhecimento, alegria, dedicação e esforço!
Obrigada por tudo que realizamos em 2009!
Feliz férias! Dom descanso!


sábado, 12 de dezembro de 2009

CONFRATERNIZAÇÃO - AMIGO OCULTO

O verdadeiro motivo da brincadeira de Amigo Oculto é aproximar as pessoas, criar um clima de descontração, divertimento da confraternização e lazer que só acontece uma vez por ano”.
A Tuma do Cravo teve amigo oculto. Foi estipulado um presente (uma caixa de bombom) para os participantes. Escolhemos este presente
por que, chocolate todos gostam, mas o presente mais valioso é aquele que é dado com carinho e cujo objetivo é a participação.
Colocamos o nome dos participantes em pedacinhos de papéis a serem sorteados pelo grupo de participantes da brincadeira. E cada participante foi falando das qualidades do seu amigo oculto.
Foi uma brincadeira muito legal todos estavam felizes, emocionados e entusiasmados.



De presente contamos com a presença da nossa Supervisora Nívea.
Agradeço as crianças e pais que ajudaram em mais uma atividade.
OBRIGADA!

CIRANDA LITERÁRIA 2009

“A arte de contar histórias é uma prática milenar que se teve seu início desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral. Essa arte amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens interiores. Narrar uma historia será sempre um exercício de renovação da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginário e o desafio de, em todo tempo e em todas as circunstâncias de construir um final a maneira de cada leitor/ouvinte”.
“Por meio de dinâmicas e vivências, desperta os contadores de histórias que existem em cada um, pela prática, o direito de formar não somente leitores, mas antes de tudo, cidadãos sensíveis, mais humanizados”.
Estes foram alguns dos objetivos da Ciranda Literária que aconteceu no decorrer do ano. A sementinha foi plantada, espero que continue sendo bem cuidada, trabalhada, para “colheitas” futuras.
A Ciranda literária foi finalizada pela professora. Com direito a tudo, contar a história, fazer lembrancinha e fotos (quem registrou foi Maria Clara). Obrigada Maria Clara!
Livro: Lagarta na primavera
Borboleta no Verão
Autora: Susan Hood
Apresentação: Gislene





As crianças vibraram quando mostrei as ilustrações: “o corpo da lagarta sempre se remexendo. A cada página virada, uma simpática lagarta se mexe, mostrando o que faz durante a primavera. Um dia, ela cai num sono profundo e, quando acorda, no verão, está muito diferente – transformou-se em uma linda borboleta, ela tem asas e pode voar”.



























Está foi surpresinhas para agradar, a turma no final da apresentação.

"Repórter por um dia".
A chamada da reportagem da Ciranda foi de responsabilidade de Vinícius. Foi perfeito! Parabéns!
Hoje em “repórter por um dia” - Ciranda, Lívia entrevistou Gislene, como sempre Lívia muito criativa. Parabéns Lívia pela criatividade! Você já é uma “repórter por um dia” infantil!









quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

- Trabalho dos alunos -

Depois de estudar os conteúdos: Preservar o meu ambiente, Coleta seletiva e Reciclagem. Chegamos à conclusão que é impossível não produzir lixo e todos nós temos o direito a uma vida saudável.
Muitos materiais usados pelas pessoas acabam sendo jogados no lixo. Temos o dever e podemos reaproveitar estes materiais, de forma consciente para cuidar do meio ambiente e da vida saudável.
Trabalhando estes conteúdos, entrei na máquina do tempo, voltei ao passado, e lembrei que quando era criança, e nem tinha a consciência de reaproveitar sucatas para preservar o ambiente, já fazia brinquedos e jogos com os retos de materiais do quintal, era atividade habitual, prazerosa e uma forma de adquirir um brinquedo, que era tão raro naquele tempo principalmente para uma família de 10 de irmãos (cinco mulheres e cinco homens), mas todos tinham oportunidade de criar seus brinquedos, brincadeiras e divertir muito.
Não tem como não voltar neste passado e não lembrar dos carrinhos de rolimã que meus irmãos faziam, casinhas com fogão de pedras e fogo de verdade onde fazíamos arroz com batata, da folha do coqueiro que era usada para escorregar na grama, jogo de pedrinhas (as 5 Marias), amarelinhas riscadas com carvão ou caco de telha, peteca de palha de bananeira ou palha de milho e penas de galinha, bodoque, boneca de pano, cavalo de cabo de vassoura, sapato de lata, perna de pau, bambolê de reto mangueiras, telefone sem fio... O que não podia era ficar sem criar e brincar.
Sempre que trabalho alguma atividade que me lembra o passado, um passado que trás lembranças maravilhosas. Dou um jeito para que meus alunos, de uma forma ou de outra, fazerem algo parecido, proporcionando a eles momento de aprendizagem. Para finalizar a prática pedagogia a atividade final foi construir brinquedos com sucatas, com ajuda da família. E o que não faltou foi criatividade, tivemos telefone sem fio, vai e vem, televisão, animais, bolsinha, boneca, pista de corrida, carrinho, avião, palhacinho, foguete, televisão, o Palácio da Alvorada, lixeira, porta recado, chocalho...
Com direito a exposição dos brinquedos no dia 04/12/2009. Alguns pais, funcionários e alunos da escola prestigiaram a Turminha do Cravo.
Apreciem as fotos.























Agradeço as crianças e pais que participaram desta atividades, os vizitantes e o José Luís(pais de Maria Clara) que registrou o evento.
Obrigada!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Contadora de História - "Um conto de Natal"

Mais uma vez a Turminha do Cravo foi agraciada com uma atividade muito importante Meirilane (professora e bibliotecária da biblioteca da escola) foi a contador de história e presenteou a turminha contando a maravilhosa história: Um Conto de Natal, de Charles Dickens.
“Um Conto de Natal ou O Natal do Sr. Scrooge é talvez um dos mais conhecidos contos da literatura universal e, sem dúvida, o mais conhecido conto de Natal. Nele, todo o Natal é tratado, e transmite o verdadeiro espírito do Natal!
Inúmeras vezes adaptado ao teatro, cinema e televisão, fala do fantasma do Natal Passado, do fantasma do Natal Presente e do Fantasma do Natal Futuro e do velho avarentoe e amargo, desumano e insensível, que só se preocupa com o dinheiro e o lucro e que detesta, que é visitado por estes espíritos que lhe transmitirão o verdadeiro sentido do Natal”.
Leiam o Livro. Vejam o Filme. Apreciem as fotos.









Parabéns Meirelaine!!! Você é uma perfeita contadora de história!
Obrigada!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CIRANDA LITERÁRIA 2009

"A leitura de histórias influi em todos os aspectos da educação da criança: principalmente na afetividade, desperta a sensibilidade e o amor à leitura"...
No Projeto Ciranda Literária o do dia 24/11/2009, Ângela foi a aluna que fez o reconto da história. Fez uma ótima apresentação!
Parabéns Ângela!
Livro
: Tererê
Autora: Santuza Abras Pinto Coelho
Aluna: Ângela
O livro Conta que: "Tererê é vaidosa. Pinta as unhas, faz penteados no cabelo e sai toda enfeitada na rua, chamando a atenção da criançada".

















A família enviou surpresinhas para agradar, ainda mais a turma no final da apresentação.
Parabéns Ângela! Você apresentou muito bem!






















Parabéns família pela dedicação e empenho neste projeto...
Obrigada!"
"Repórter por um dia".
A chamada da reportagem da Ciranda foi de responsabilidade de Natalia. Foi perfeita! Parabéns! Hoje em “repórter por um dia” - Ciranda, Maria Clara entrevistou Ângela, como sempre muito criativa, com a ajuda da família Maria Clara elaborou perguntas o que facilitou ainda mais a entrevista. Parabéns Maria Clara pela criatividade! Você já é uma “repórter por um dia” infantil!.










Parabéns “repórter por um dia"!
Parabéns para todas as crianças envolvidas em mais este projeto!
Obrigada!